Eterno frontman do Jethro Tull comentou sobre a cena prog dos anos 70, destilando simpatia pelas bandas e colegas do estilo no período.
Ian Anderson, líder do Jethro Tull, retomou reflexões sobre a cena progressiva britânica dos anos 1970 ao reconhecer a presença de grupos que receberam o rótulo de “pomposos”, sem, contudo, negar-lhes valor artístico. Em entrevista à Something Else em 2014, rememorada pelo FAR OUT, o músico recordou o ambiente criativo da época e afirmou que bandas como Yes e Emerson, Lake & Palmer (ELP) chegaram a ser vistas como exibicionistas, mas também mostraram características humanas e bem-humoradas.
Contexto histórico e a etiqueta ‘prog’
Nos anos 70, os termos “progressive rock” (rock progressivo”), “prog rock” ou simplesmente “Prog”, ganharam conotações de grandiosidade e pompa. Anderson observou que esse entendimento surgiu à medida que formações ampliavam arranjos e virtuosismo técnico. Ele justificou que a atitude de ostentação fazia parte de uma busca por inovação e por fusões com referências clássicas.
Sobre Yes e Emerson, Lake & Palmer
Anderson descreveu Yes e ELP como exemplos de bandas que, por vezes, ultrapassaram limites estéticos e passaram a ser rotuladas como pomposas. Ele traduziu essa postura como um excesso de espetáculo e de exibição técnica. Ainda assim, ressaltou que membros dessas bandas eram capazes de rir de si mesmos, o que humanizava o posicionamento artístico.
“Na época em que estávamos gravando Thick As A Brick, bandas como Yes e Emerson, Lake & Palmer já tinham reputação de serem um pouco pomposas e de se exibirem na música. Acho que isso era aceitável. A realidade é que certos membros do Yes eram bem-humorados sobre isso; eles sabiam rir de si mesmos, assim como Emerson, Lake and Palmer riam, em off, de si próprios.”
Equilíbrio entre crítica e admiração
A postura de Anderson combina crítica e admiração. Ele reconhece que, em alguns momentos, a vertente prog pecou por autoindulgência. Ao mesmo tempo, reconhece a contribuição técnica e a ambição musical dessas bandas. O comentário aponta para uma leitura equilibrada: o excesso formal não invalida a importância histórica.
O debate sobre pomposidade no prog também alimentou a recepção crítica ao gênero. Em muitas discussões, a grandiosidade virou sinônimo de pretensão. Anderson entende a crítica, mas defende que parte do público e dos próprios músicos via a música como uma aventura artística legítima. Essa visão ajudou a consolidar obras que, décadas depois, seguem influentes. E novamente citando o ELP e o Yes, Anderson cravou:
“Pessoalmente, acho que o mundo é um lugar melhor por ter Emerson, Lake & Palmer e
Yes , porque a música deles era bastante sofisticada. Ótimas melodias e algumas técnicas inovadoras, mas, claro, para muitas pessoas, era um pouco excessiva.“
Ao revisitar memórias dos anos 70, Ian Anderson oferece uma avaliação serena da cena prog. Ele aceita que aspectos do movimento foram percebidos como pomposos, mas enfatiza a humanidade e o humor presentes entre os artistas, contribuindo para a perpetuação da discussão sobre o equilíbrio entre ambição técnica e sinceridade estética do PROG.







